Ponto Cine | Prosocialcinema | Rede Limpa de Exibição | Cine Literário | Oficine-se de Paz

Funcionamento: Terça a Domingo, de 13:45 às 20:30

Valor do ingresso:
R$4,00 (meia) e R$8,00 (inteira)












OFICINE-SE - Um projeto inovador do Ponto Cine

Numa ação pioneira dentro do mercado cinematográfico, a Secretaria de Educação do Estado do Rio, a Universidade Estácio de Sá, o CTAv - Centro Técnico Audiovisual (Ministério da Cultura) e o Ponto Cine promoveram o projeto Oficine-se. Uma proposta pioneira em formar mão-de-obra especializada para o cinema nacional e implementar a cultura dos cineclubes em escolas estaduais do estado. Com duração de cinco meses, o curso foi capitaneado por Anna Azevedo, Carolina Ficheira e Adailton Medeiros – cada um responsável por uma área distinta: respectivamente cinema, produção e mercado cinematográfico.

Idealizado pelo Ponto Cine e sua equipe de produção, o projeto foi custeado pela Secretaria de Estado de Educação que, além do recurso financeiro, entrou com a logística. O apoio técnico foi feito pelo CTAv - Centro Técnico Audiovisual (Ministério da Cultura) e a Universidade Estácio de Sá do Guadalupe Shopping disponibilizou suas salas para o projeto.

A escolha do corpo discente foi feita através da Coordenadoria de Formação Continuada da SEE: um aluno de cada escola com vocação para as artes e envolvimento com a escola e com a comunidade escolar, e um professor de cada escola, devendo ter matrícula permanente e envolvimento com a área cultural.

O curso teve duração de seis meses e a partir do terceiro mês os cineclubes começaram a ser montados em cada escola. Nesse processo, as escolas forneceram projetores, telas e equipamentos de som, tendo o Ponto Cine como consultor.

O projeto foi finalizado com produções audiovisuais: filmes curtíssimos, batizados de nanometragens e baseados em um tema único – a Quinta da Boa Vista – foram produzidos pelos alunos do curso.

O cineasta Marcelo Ernandes, apaixonado pela iniciativa, resolveu realizar um documentário sobre o projeto e seus desdobramentos. O filme, que se encontra em fase de finalização, será lançado em 2010 no Ponto Cine.

 









Nossas Redes

  • Facebook Twitter Youtube Youtube

Contato

E-mail
 contatopontocine.com.br
Telefone
  +55 21 3106-9995
  +55 21 3106-0886

Endereço

 Guadalupe Shopping
 Estrada do Camboatá – 2300
 Guadalupe - Rio de Janeiro/RJ
 21665-001

© 2017 Ponto Cine | Desenvolvimento: Rivello/Menta