Ponto Cine | Prosocialcinema | Rede Limpa de Exibição | Cine Literário | Oficine-se de Paz

Funcionamento: Segunda a Sábado, de 09:30 às12:00 e 13:00 às 20:30

Valor do ingresso:
R$4,00 (meia) e R$8,00 (inteira)







Histórico

A história do Ponto Cine começa com Adailton Medeiros, agitador cultural e atual diretor executivo do Ponto Cine.
Suburbano da Zona Norte carioca, inconformado por ter nascido na Capital Cultural do país e não poder usufruir dos bens culturais produzidos por ela e, muito menos, por não poder participar dos meios de produção desses bens - no subúrbio não havia equipamentos culturais -, desde jovem buscava mecanismos para compensar esse déficit, através de montagens de peças com seu grupo de teatro, o Nascente, de organizações de festivais estudantis e de ornamentação de festas folclóricas.
Após onze anos fora do Rio, retorna ao seu bairro de origem em 1994 e se depara com o fim dos dois cinemas que nele existiam. A partir daí exibir filmes, formar plateia e montar um cinema se tornaram uma espécie de ideia fixa.




Seu espírito empreendedor começou a ganhar forma, fundou a Casa de Artes de Anchieta, a Rádio Comunitária Virtude, a Lona Cultural Carlos Zéfiro e, finalmente, o Ponto Cine.
O Ponto Cine foi inaugurado em maio de 2006, como desdobramento de uma atitude ousada: a Promoção Social de Cinema – ProSocialCinema -, um projeto que tem como proposta a difusão do cinema brasileiro e, consequentemente, a formação de plateia.
 
Seu princípio é o seguinte: “como a maioria dos filmes brasileiros nascem pagos através das Leis de Incentivo Fiscais, nada mais justo que uma parte dos brasileiros que ajudaram a construir tais filmes, financiando-os através do pagamento de seus impostos, recebessem ingressos para irem ao cinema assisti-lo”.
 
Isso, além de um benefício direto para o cidadão, se traduz em difusão do cinema brasileiro, apuração de um gosto estético, através da alfabetização do olhar, e formação de plateia para as produções nacionais.
 
A Petrobras foi a primeira empresa a entender esse conceito, a acreditar no seu potencial multiplicador e a investir no Ponto Cine.
 
Assim, o Ponto Cine nasce com o patrocínio da Petrobras e já no seu segundo ano de vida se torna um projeto estratégico de continuidade, convidado pela quinta maior empresa do mundo e a maior investidora em cultura, no Brasil.
 
Não necessitando mais concorrer a editais, o ProSocialCinema ganha nova respiração através dos concorridos programas “Diálogos com o Cinema”, encontros promovidos com exibição de um filme brasileiro inédito, seguidos por um bate papo com seu diretor, ator ou personagem; do “Cinema Escola”, projeto inclusivo onde estudantes da Rede Pública de Educação assistem aos filmes no horário comercial; e do “Cinema Para Todos”, que funciona nos mesmos moldes do Cinema Escola, porém tendo como público alvo os moradores do entorno do cinema. Todos com ingressos subsidiados.


 
Em 2010 o Ponto Cine ganha mais um parceiro fundamental para a sua manutenção, o ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico. Pela primeira vez na história do Ponto Cine uma empresa procurou seus dirigentes oferecendo patrocínio. Isso tem toda uma simbologia, serviu como elemento de autoafirmação e como um indicador: o Ponto Cine está, de fato, dentro do mercado agregando valores às empresas parceiras com a contribuição que vem dando ao cinema, às pessoas e ao País.
 
Outras parcerias de menor aporte, mas não menos importantes, foram formadas nesse ínterim, entre elas o a Rio Filme, OI Futuro, Globo Filmes, Fundação Ford e o próprio Guadalupe Shopping.
 
O reflexo de todo o sucesso: o Ponto Cine insere de vez Guadalupe no mapa cultural da cidade, exibe os principais festivais de cinema: Festival do Rio, É Tudo Verdade, Festival Internacional de Curtas e Cine Sul. Alcança em 2010 cem mil espectadores e ultrapassa a casa dos 15 milhões de mídia espontânea. Definitivamente entra para a história do audiovisual brasileiro, provocando o cinema de qualidade na cabeça de milhares de pessoas.
 








 









Nossas Redes

  • Facebook Twitter Youtube Youtube

Contato

E-mail
 contatopontocine.com.br
Telefone
  +55 21 3106-9995
  +55 21 3106-0886

Endereço

 Guadalupe Shopping
 Estrada do Camboatá – 2300
 Guadalupe - Rio de Janeiro/RJ
 21665-001

© 2017 Ponto Cine | Desenvolvimento: Rivello/Menta