Afim de evitar a proliferação do novo Coronavírus e garantir a segurança da população, a sala de cinema Ponto Cine Guadalupe permanecerá fechada acatando a determinação da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado, que emitiu o decreto número 46.970/20, que suspende as atividades “em cinemas, lonas cultuais, teatros e museus”.

Como empresa socialmente responsável, informamos que contribuiremos para que essa situação se mantenha sob controle.

O público que acompanha o trabalho do Ponto Cine e também todos aqueles que estiverem ao nosso alcance através dos nossos canais digitais, receberão informações relevantes e verdadeiras sobre o COVID-19. Chame a gente no WhatsApp 55 (21) 3106-9995 e receba informações úteis para combater o novo coronavírus.

Abaixo disponibilizaremos para download todo o conteúdo que divulgarmos.

Escolha abaixo e clique para ir até o tópico desejado.

 

Tópico: Álcool em gel Vs. Água e sabão

Clique na imagem para baixar.

Afinal, qual a utilização correta de água e sabão e álcool em gel para higienizar as mãos?

Sabemos que está cada vez mais difícil de encontrar álcool em gel ou álcool 70%, mas será que ele é mesmo o mais eficiente? Vamos aos mitos e verdades

O álcool em gel é mais eficiente do que água e sabão no combate ao coronavírus.


❌ MITO — O maior aliado no combate ao coronavírus está na sua casa: água e sabão. O álcool em gel também é totalmente recomendado pela OMS porém é uma ALTERNATIVA para quando estivermos no transporte público ou na rua. Portanto, economize e doe para familiares e amigos.

 

Sabão antibacteriano é mais eficiente que sabão normal.


❌ MITO — Os sabões comuns (sólidos ou líquidos) têm a mesma eficácia que os antibacterianos na higienização das mãos e podem ser usados para todas as situações cotidianas em que as mãos possam ter sido contaminadas.

Devo retirar joias e relógio durante a higienização das mãos.


✅ VERDADE — Por baixo desses objetos, frequentemente acumulam-se micro-organismos como vírus e bactérias. Por isso, devemos retirá-los para fazer a higienização das mãos e higieniza-los também separadamente.

A produção caseira de álcool em gel ao invés de eliminar microrganismos pode potencializar sua proliferação.


✅ VERDADE — Além dos riscos de acidentes, incêndios, queimaduras graves e irritação na pele, ao invés de eliminar microrganismos pode-se potencializar sua proliferação. Os produtos industrializados passam por rigoroso processo de produção, já o álcool em gel fabricado a partir de receitas e métodos caseiros não passam por nenhum controle de qualidade, por isso sem garantia de eficácia.

FONTES: hospitalsiriolibanes.org.br / agazeta.com.br - Médica Infectologista Rúbia Miossi / WHO - Organização Mundial da Saúde. / CFQ - Conselho Federal de Química.

 

Tópico: Como lavar bem as mãos.

Clique na imagem para baixar.

A dica é de como e quando lavar as mãos corretamente. O ato é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Dados mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por bactérias e vírus, incluindo o coronavírus.

 

Viu? Lavar bem as mãos é a principal arma que temos em casa contra o coronavírus!

 

7 momentos em que devemos lavar as mãos:

1⃣ - Antes e após o preparo de alimentos.
2⃣ - Antes de comer.
3⃣ - Antes e após tratar de machucados.
4⃣ - Antes e depois de entrar em contato com doentes.
5⃣ - Sempre depois de usar o banheiro.
6⃣ - Sempre ao chegar em casa.
7⃣ - Sempre quando tossir, espirrar ou assoar o nariz.

FONTES: WHO - Organização Mundial da Saúde. / Uol - VivaBem

 

Tópico: Quando procurar um médico?

Clique na imagem para baixar.

A dica de hoje do Ponto Cine para você COMPARTILHAR com seus familiares e amigos é: quais os sintomas e quando devemos procurar um médico?

 

Na maioria dos casos os sintomas são leves: febre, ma;-estar, cansaço e tosse. O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Infectologia recomendam que só deve ir ao hospital quem estiver se sentindo muito mal, com sintomas mais graves como dificuldade para respirar e febre alta (a partir de 39°C). A medida serve para evitar que a pessoa sobrecarregue o sistema de saúde de maneira desordenada e que ela contamine ou seja contaminado por coronavírus.

Reforçando: com sintomas de gripe leve e resfriado fique em casa!

FONTES:  WHO - Organização Mundial da Saúde / drauziovarella.uol.com.br / g1.globo.com/bemestar 

 

Tópico: Em que situação devo usar máscara?

Clique na imagem para baixar.

Hoje, o Ponto Cine conta para você sobre em que situação devemos usar máscara. Não esqueça de COMPARTILHAR com quem você ama.

 

Pessoas sem sintomas respiratórios, como tosse, não precisam usar máscara médica. A OMS recomenda o uso de máscaras para pessoas com sintomas de COVID-19 e para aqueles que cuidam de indivíduos com sintomas, como tosse e febre. O uso de máscaras é crucial para os profissionais de saúde e as pessoas que cuidam de alguém (em casa ou em um estabelecimento de saúde). A OMS recomenda o uso racional de máscaras médicas para evitar o desperdício desnecessário de recursos preciosos.

Então se você NÃO tem suspeita e nem apresenta sintomas do novo coronavírus, NÃO USE máscara. Deixe apenas para aqueles que realmente precisam.

FONTES:  FIOCRUZ / OMS

 

Tópico: Por que devo ficar em casa?