Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura APRESENTAM

 

festival "FILMEM EM CASA"

Votações Abertas!

sobre

A Mostra Zona Norte de Cinema é a primeira Mostra 100% virtual do Brasil e pela primeira vez também teremos uma Mostra Competitiva de Quarentena a Mostra "Filmem em Casa". Esta Mostra será composta por vários filmes que foram produzidos durante a quarentena e o vencedor ganha o prêmio em dinheiro. 

 

Se você já tem um filme feito em casa ou está produzindo um, já prepare o arquivo para participar!


Confira algumas atividades da Mostra:

  • Exibição de Filmes Online

  • Debates Virtuais

  • Categoria de Filmes Inéditos produzidos na quarentena

  • Rede de apoio a pequenos empreendedores locais

  • Premiações

 
 

festival "FILMEM EM CASA"

 VOTAÇÕES ABERTAS 

Já pensou em ter seu filme veiculado pelo Ponto Cine e ainda ter a possibilidade de ganhar dinheiro com isso?

 

Dentro da Mostra Zona Norte, pela primeira vez no Brasil teremos o festival de filmes produzidos durante o isolamento social! Os interessados que tiverem algum filme produzido em casa durante a pandemia do Covid-19 e a quarentena podem inscrever o seus conteúdos, para que o público assista e vote.

 

Além disso a obra mais votada será premiada no fim da Mostra com o prêmio de R$600.

Os vencedores do Festival serão anunciados em uma live de Encerramento da Mostra com a participação de um convidado especial e Adailton Medeiros em um bate papo sobre a Mostra, o Subúrbio e Cinema.

Quem pode se inscrever?

Poderão se inscrever cineastas moradores de favela, da zona norte e de áreas periféricas do Município do Rio de Janeiro maiores de 18 anos.

Quais filmes podem participar?

As produções DEVEM ser feitas em casa e/ou remotamente com direção à

distância, respeitando as atuais normas e leis de distanciamento social, quarentena e/ou isolamento indicadas pela Organização Mundial da Saúde.


Todas as produções deverão ter Classificação Livre.
O filme pode ter no máximo 5 minutos de duração contando com os créditos.

 

Como faço para participar?

Você deve ler atentamente o regulamento clicando aqui, realizar o seu filme dentro das regras do regulamento e inscrever seu filme clicando aqui.
 

Até quando posso enviar o meu filme?

Seu filme pode ser enviado entre 27 de maio e 20 de junho.
 

Contatos

WhatsApp - (21) 3106-9995

Email - contato@pontocine.com.br

 

programaçãoPRINCIPAL DA MOSTRA ZONA NORTE DE CINEMA

SEG, 01/06 

às 15h00

Chuvas de verão

Drama | Subúrbio | Terceira Idade | Covívio -  Dirigido por Cacá Diegues | 1h 26min

Sinopse: Afonso (Jofre Soares), ao se aposentar, decide viver com tranquilidade no subúrbio onde mora. Em sua primeira semana de ócio, em um tórrido verão, ele se envolve com os problemas de sua filha, de seus amigos e de sua vizinhança, aprendendo com eles a viver novamente, quando até Isaura (Mirian Pires), sua vizinha de tantos anos, se modifica, começando uma realção de amizade, amor e respeito.

Debate ao vivo com Cacá Diegues às 20:30 

QUA, 03/06 

às 15h00

Maré, Nossa História de Amor

Drama Musical | Favela | Sociedade |  Dirigido Lucia Murat e Lúcio Kodato | 1h 45min

Sinopse: A favela da Maré é dividida pela briga por poder no tráfico de drogas. Analídia é a filha de um dos chefes. Jonatha é MC e irmão de Dudu, que disputa o poder com o pai de Analídia. O sonho de Jonatha é gravar um CD, mas ele reluta em aceitar a proposta de Dudu para financiar sua produção, já que o dinheiro viria do tráfico. Jonatha e Analídia se apaixonam ao se conheceram no grupo de dança da comunidade.

SEX, 05/06 

às 15h00

Arroz Feijão e Cinema

Documentário|  Dirigido por Léo Barros | 30 minutos

Sinopse: Arroz, Feijão e Cinema é um documentário curta-metragem de aproximadamente 30 minutos que pretende fazer um recorte da desigualdade no panorama cultural da cidade do Rio de Janeiro sob a perspectiva da periferia, mostrando a experiência do Ponto Cine para ilustrar o tema.

Debate ao vivo com o diretor Léo Barros às 20:30 

Adiado para o dia 19/06.

SEG, 08/06 

às 15h00

Alma Suburbana

Documentário|  Dirigido por Hugo Labanca, Leonardo Oliveira, Luiz Claudio Lima | 1h 10min

Sinopse: Alma Suburbana, longa-metragem com cerca de 70 minutos, retrata o subúrbio carioca através da cultura para mostrar a existência desse interesse. Faltam: acesso e oportunidade. Sobram: vontade e motivação. Situações mostradas através da música, dança, literatura e cinema, e manifestações culturais diversas.

Debate ao vivo com o diretor Luiz Claudio Mota às 20:30 

QUA, 10/06 

às 15h00

A Distração de Ivan

Infância | Conflitos sociais  |  Dirigido por Cavi Borges / Gustavo Melo | 16min

Sinopse: Ivan é um menino de 11 anos. Ele vive com a avó no subúrbio do Rio de Janeiro. Em meio ao seu cotidiano de brincadeiras e brigas com os amigos, ele vai amadurecer.

SEX, 12/06 

às 15h00

Rio Zona Norte

Rio de Janeiro | Samba |  Dirigido por Nelson Pereira dos Santos | 1h 30 minutos

Sinopse: Espírito da Luz (Grande Otelo), um talentoso compositor de sambas, tenta vender suas músicas e fazer sucesso no Brasil, mas acaba enganado por oportunistas e se vê preso nos esquemas da indústria fonográfica. Inconsciente após um acidente de trem, ele relembra passagens de sua vida e carreira, baseada num bairro da zona norte carioca.

Debate ao vivo com Rodrigo Fonseca às 20:30 

SEG, 15/06 

às 15h00

A Batalha do Passinho

Documentário|  Dirigido por Emílio Domingos | 1h 13minutos

Sinopse: Surgido nas favelas cariocas, o passinho, explodiu em 2008 e desde então vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro. Uma nova forma de dançar o funk, o Passinho é a manifestação cultural carioca mais importante dos últimos 10 anos. O documentário “A Batalha do Passinho”, dirigido por Emilio Domingos, acompanha de perto esse fenômeno e mostra a evolução dessa cultura.

Debate ao vivo com Emílio Domingos às 20:30 

QUA, 17/06 

às 15h00

5x Favela - Agora por nós Mesmos

Drama | Favela | Sociedade |  Dirigido por Cadu Barcelos, Cacau Amaral, Rodrigo Felha, Wagner Novais, Manaira Carneiro, Luciana Bezerra, Luciano Vidigal | 1h 36min

Sinopse: O documentário apresenta cinco filmes de ficção, de cerca de 20 minutos cada um, sobre diferentes aspectos da vida em suas comunidades.

SEX, 19/06 

às 15h00

Arroz Feijão e Cinema

Documentário|  Dirigido por Léo Barros | 30 minutos

Sinopse: Arroz, Feijão e Cinema é um documentário curta-metragem de aproximadamente 30 minutos que pretende fazer um recorte da desigualdade no panorama cultural da cidade do Rio de Janeiro sob a perspectiva da periferia, mostrando a experiência do Ponto Cine para ilustrar o tema.

Debate ao vivo com o diretor Léo Barros às 20:30 

Rede de apoio para empreendedores locais

Criamos uma rede virtual de apoio na divulgação de empreendedores da região de Guadalupe e adjacências através dos canais do Ponto Cine na Internet.

 

Os empreendedores ou microempresas participantes da rede terrão seus negócios divulgados nas redes sociais do Ponto Cine (Instagram e Facebook) sem pagar nada e os 10 (dez) aprovados dentro das regras deste regulamento ganharão anúncios patrocinados pelo Ponto Cine no valor de R$60,00 veiculados nas redes mencionadas!

 

Para participar, é necessário ter seu negócio em Guadalupe e adjacências ou, em caso de negócio online, ser morador de Guadalupe e adjacências.

 
 

apresentações artísticas

a partir de 22 de junho.

Além de filmes e debates, vamos também transmitir vídeos e shows de artistas locais em nossa sala de cinema virtual. As apresentações irão rolar ao vivo em nossa sala de cinema virtual.

 

O subúrbio carioca tem figuras incríveis! Se liga em quem já garantiu que vai brotar por aqui:

Segunda-feira, 22 de junho

AMADEU SOUZA

Voz e Violão